Estudantes De São José Dos Campos Participam De Campeonato Internacional De Robótica Nos EUA

Com o apoio da Novelis, projeto fomenta o conhecimento em ciências aplicadas

São Paulo, 22 de março de 2016 - A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, apoia a participação de duas equipes de alunos de São José dos Campos (SP) e uma de Gravataí (RS) nas competições regionais da FIRST® Robotics Competition, competição internacional de robótica realizada nos Estados Unidos entre março e abril, promovida pela FIRST®, organização sem fins lucrativos que incentiva o ensino de ciências por meio de aplicações de robótica. Os alunos das escolas técnicas ETEP, CEPHAS e Escola Estadual Heitor Villa-Lobos terão a oportunidade de, mais uma vez, conquistarem prêmios em um dos mais renomados campeonatos de robótica do mundo.

Na etapa inicial, os grupos tiveram que montar um robô utilizando um mix de materiais enviados pela organização do evento, como componentes automotivos e partes de motores, além de baterias, elementos de controle remoto e materiais de construção, e programá-lo para cumprir um desafio específico. Nesta edição, cada robô terá um forte equipado com uma torre principal. A missão dos robôs é invadir o forte do oponente e capturar a torre por meio do arremesso de pedras.

O estudante de engenharia, Nicholas Oliveiras, participou do campeonato pela primeira vez quando ainda estava na escola técnica CEPHAS e, agora, ele já representa a equipe como mentor. “O contato com os mentores e toda a experiência desenvolvida na competição fez com que eu me interessasse ainda mais por engenharia e fosse em busca de uma formação mais especializada na faculdade. Hoje, retribuo todo esse conhecimento e aprendizado para os novos alunos”, explica Nicholas que cursa segundo ano de Engenharia Mecânica, na Unesp.

Já o professor Ronaldo Vaqueli, um dos orientadores da equipe da ETEP, afirma que não existe nenhum projeto educacional como o programa FIRST®. “Ele faz com que os alunos entendam o verdadeiro significado de disciplina, a importância da dedicação e cumprimento de horários e prazos, desenvolvem a criatividade, o trabalho em grupo e as multitarefas, aprendendo de uma maneira ordenada”, comenta.

Por reconhecer o talento e dedicação dos estudantes brasileiros, a Novelis patrocina a participação desses times como forma de incentivar ainda mais o interesse pela ciência, tecnologia e engenharia. “Acreditamos no potencial que os estudantes brasileiros têm para a criação de soluções inovadoras e valorizamos essa competição como uma ótima oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente os conceitos ligados à ciência, matemática e física. O apoio da Novelis está alinhado ao nosso compromisso de fomentar o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Cada um dos times é formado por quinze alunos de cada escola, além de seus respectivos mentores, que representam cada uma de suas instituições de ensino. Os três grupos já conquistaram diversos títulos importantes como o FIRST® Dean’s List Finalist Award concedido às equipes Cephatron (CEPHAS) e Trail Blazers 1772 (Escola Estadual Heitor Villa-Lobos), que reconhece o melhor desempenho em liderança e dedicação dos estudantes, além do Chairman’s Award, conquistado pelo Time #1382 (ETEP) e também pelo Cephatron, que honra a equipe que melhor incorpora os objetivos e propósitos da FIRST®.

A Novelis é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa atua em 11 países, com aproximadamente 11.500 profissionais, e teve receita de US$ 11,1 bilhões no ano fiscal de 2015. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção, industrial e de eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, visite novelis.com e nos acompanhe no facebook.com/NovelisBrasil e twitter.com/Novelis.

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,8 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.

About FIRST®
Accomplished inventor Dean Kamen founded FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) in 1989 to inspire an appreciation of science and technology in young people. Based in Manchester, N.H., FIRST designs accessible, innovative programs to build self-confidence, knowledge, and life skills while motivating young people to pursue opportunities in science, technology, and engineering. With support from over 200 of the Fortune 500 companies and more than $20 million in college scholarships, the not-for-profit organization hosts the FIRST® Robotics Competition (FRC® ) for students in Grades 9-12; FIRST® Tech Challenge (FTC® ) for Grades 7-12; FIRST® LEGO® League (FLL® ) for Grades 4-8; and Junior FIRST® LEGO® League (Jr.FLL®) for Grades K-3. Gracious Professionalism® is a way of doing things that encourages high-quality work, emphasizes the value of others, and respects individuals and the community. To learn more about FIRST, go to www.usfirst.org.

Contatos:

Edelman Significa