Alumínio É Destaque Em Festival Internacional De Percussão

Aplicação em instrumentos e reciclagem estão entre os temas abordados em evento na Bahia

São Paulo, 19 de fevereiro de 2016 – A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, apresenta, em parceria com o Ministério da Cultura, o NALATA – I Festival Internacional de Percussão, evento que destaca o uso de alumínio na aplicação em instrumentos musicais, na montagem da estrutura do evento como um todo e, principalmente, na sua reciclabilidade e relevância para a sociedade.

Tendo Carlinhos Brown como anfitrião, grandes nomes da percussão nacional e internacional terão o palco do Guetho Square, no bairro do Candeal, em Salvador, como ponto de encontro, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. Produzido pela Pracatum Escola de Música e Tecnologia e Candyall Entertainment, o festival é apoiado pela Air Europa, Sheraton da Bahia, Grupo A Tarde, Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia

Com uma abordagem cultural e sustentável, o evento reforça os benefícios das propriedades inerentes do alumínio – leveza, resistência e alta reciclabilidade – e ajuda a compreender que a utilização do metal no lugar de outros materiais possibilita que, além de atender aos exigentes requisitos de desempenho, a produção dos instrumentos também alcança redução no consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, é possível encontrar alumínio aplicado em instrumentos como tamborins, repiques, ganzás, tantãs, surdos, cuícas, triângulos, xilofones, entre vários outros.

Eunice Lima, diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Novelis, explica que “ser um dos destaques de um evento como o Festival NaLata ajuda a comprovar a versatilidade do alumínio”. A diretora comenta ainda que “além de estar presente em diversos setores com várias aplicações, o uso do metal em instrumentos tem total sinergia com duas atividades que transformam a vida das pessoas: a música e a reciclagem”.

Outra atração do festival é a Oficina de Práticas em Gestão de Cooperativa de Reciclagem, iniciativa exclusiva do NALATA que será ministrada por Camille Carletti, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva da Associação Reciclázaro, parceria da Novelis no projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente realizado com 10 cooperativas na cidade de São Paulo. O público será de gestores de cooperativas de materiais reciclados, catadores independentes, parceiros do poder público e comunidade. A iniciativa acontece no sábado (27 de fevereiro), das 9h30 às 11h30, com vagas limitadas.

Para mais informações sobre o NALATA – I Festival Internacional de Percussão visite http://www.pracatum.org.br/nalata-i-festival-internacional-de-percussao

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,8 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.