Relatório De Sustentabilidade Da Novelis

Relatório de Sustentabilidade da Novelis Destaca o Progresso Obtido com Reciclagem e Economia de Água.

Empresa Atinge 49% de Insumos Reciclados e 22% de Redução no Consumo de Água

Atlanta, 05 de janeiro de 2016 – A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, publicou seu relatório de sustentabilidade 2015 detalhando o progresso significativo obtido no aumento da utilização de alumínio reciclado e na eficiência do uso de recursos naturais. Ao final do Ano Fiscal de 2015 (FY15), a Novelis atingiu uma média de 49% de conteúdo de alumínio reciclado em seus produtos, um aumento de 19 pontos percentuais em comparação com a linha-base dos anos fiscais de 2007-2009 (parâmetro), e a redução de 22% no uso de água.

Nos últimos cinco anos, a Novelis dobrou sua capacidade de reciclagem, reduzindo suas emissões de gases do efeito estufa (GHGs) em 13%. A reciclagem do alumínio gera 95% menos GHGs e requer 95% menos energia quando comparado à produção do alumínio primário, permitindo que a Empresa alcance uma taxa menor de emissões ao mesmo tempo em que aumenta a sua capacidade global de produção.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade é fundamental para o nosso sucesso como líder global em laminados e reciclagem de alumínio,” afirmou Steve Fisher, Presidente e CEO da Novelis. “Nosso foco contínuo em sustentabilidade permite que tenhamos produtos com baixo carbono e alto conteúdo reciclado para atender a demanda dos nossos clientes, e ainda é uma vantagem competitiva nos mercados em que atuamos”.

Outras conquistas-chave do Ano Fiscal de 2015 incluem:

• Inauguração do maior e mais tecnologicamente avançado centro de reciclagem de alumínio do mundo em Nachterstedt, na Alemanha, que processará até 400 mil toneladas métricas de sucata de alumínio ao ano. Esta unidade permite que a Novelis avance significativamente para aumentar seus insumos reciclados, poupando 3,7 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 ao ano e definindo um novo padrão mundial para reciclagem do alumínio.
  • Otimização do uso eficiente da água, que é um recurso crucial para a operação da Novelis, em especial em áreas impactadas por períodos de seca como o Brasil. No País, a planta de Pindamonhangaba/SP implantou melhorias significativas no uso do recurso, incluindo automação dos sistemas hídricos para uso industrial e para consumo humano na planta, contribuindo para que a Empresa alcançasse uma redução total de 22% no uso intensivo de água globalmente.
  • Fornecimento de alumínio automotivo para a Ford F-150, caminhonete mais vendida nos Estados Unidos, possibilitando a eliminação de aproximadamente 320 kg do peso total do veículo, o que o torna altamente eficiente em relação ao consumo de combustível. O fornecimento deste produto também envolve um inovador sistema de reciclagem em ciclo fechado, assegurando que a sucata advinda da produção do veículo seja reciclada dentro de um ciclo fechado entre a Novelis e a Ford.
  • Expansão contínua do portfólio de produtos da Empresa com alto volume de conteúdo reciclado, incluindo a chapa para latas de bebidas, e a introdução da chapa evercycle para embalagens de alimentos. Esta última, que possui certificação da SCS Global Services por conter 100% de alumínio reciclado, representa uma inovação revolucionária para esta aplicação, uma vez que, historicamente, este segmento sempre utilizou ligas de alumínio primário em sua manufatura ou ligas com índices menores de conteúdo reciclado.

Desde 2011, a Novelis investiu cerca de US$2 bilhões na expansão da sua capacidade de produção e reciclagem. Agora a empresa espera alcançar a plena operação de suas novas unidades com excelência e fornecendo produtos sustentáveis com o mais alto padrão de qualidade aos seus clientes, contribuindo para que eles também possam conquistar seus próprios objetivos de sustentabilidade e aderir ao movimento global pela restrição de carbono.

A Novelis continua a realizar progressos significativos em múltiplas áreas de suas operações, incluindo a redução das emissões de GHGs e otimização do uso de energia e água, a partir de seu parâmetro (linha-base FY2007-2009)

Desempenho FY15

Reduções a partir do parâmetro
FY 07-09

Emissões Absolutas de GHGs

18 M mt

-13%

Uso de Energia

9,7 GJ/mt

-22%

Uso de Água

2,9 m3/mt

-22%

A Novelis elaborou este relatório para atender aos padrões da Global Reporting Initiative (GRI) G4 Sustainability Reporting. As orientações do Global Reporting Initiative (GRI) G4 compõem a estrutura de relatórios de sustentabilidade mais utilizada no mundo.

Para mais informações, acesse www.novelis.com/sustainability e faça o download do Relatório Novelis de Sustentabilidade 2015 ou o resumo do documento.

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,8 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.