Exposição Reverta: Arte E Sustentabilidade Provoca Reflexão Sobre O Descarte De Resíduos

Arte, ciência e interatividade para conhecer de perto o mundo da reciclagem no Brasil e transformar comportamentos

SÃO PAULO, maio de 2015 – A Ambev e o Ministério da Cultura apresentam na Oca, no Parque do Ibirapuera, a Exposição REVERTA, que acontece de 16 de maio a 5 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h. Idealizada pela Ambev e realizada pelo Instituto Abramundo, a mostra conta com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio. A exposição reúne ciência e arte em um mesmo ambiente, o que permite ao visitante a compreensão de todo o processo envolvido na produção, descarte, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos pós-consumo.

A ideia é despertar no público uma mudança na percepção de que o que muitos pensam ser lixo é, na verdade, resíduo e, se tratado como tal, pode representar preservação ambiental, economia de recursos naturais, inclusão social e renda. Assim, por meio de uma abordagem lúdica, informativa e reflexiva, a exposição busca incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao descarte, a partir da criação de consciência sobre a responsabilidade de cada um em relação aos resíduos gerados. A exposição visa a contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, sensibilizando as pessoas quanto à importância da segregação doméstica dos resíduos para a destinação apropriada, que possibilite a reciclagem.

O nome da exposição, que tem a curadoria artística de Marcio Debellian e Paulo Mendel, foi pensado dentro do conceito de reverter, repensar e transformar a maneira como são tratados os resíduos, incentivando a adoção de práticas para sua correta destinação. “Com a exposição REVERTA queremos levar para fora dos nossos muros a mesma consciência ambiental com a qual gerimos os nossos negócios, no dia a dia e há décadas, sendo um grande exemplo o desenvolvimento da primeira garrafa de PET 100% reciclado do Guaraná Antarctica. A participação do consumidor é fundamental para aumentarmos a reciclagem no País e, para isso, queremos mostrar que quando os resíduos são tratados como lixo as pessoas estão jogando fora oportunidades reais de inclusão social, preservação ambiental e desenvolvimento”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.

Dividida em quatro estações, a REVERTA dará aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre o universo da reciclagem por meio de conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Abramundo. Além disso, alguns artistas plásticos, designers, cineastas e cartunistas fizeram obras especialmente para a exposição; outros vão expor releituras de suas obras ou trabalhos bastante conhecidos. O percurso artístico contará com: Alessandra Colasanti, André Dahmer, Andrei Thomaz, Augusto de Campos, Brigida Baltar, Esmir Filho, Gisela Motta e Leandro Lima, Gregg Segal, Guto Lacaz, Héctor Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lucia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e Opavivará!

Durante a exposição, os visitantes poderão acessar uma série de interativos e games, com a possibilidade de jogá-los pelo próprio site da mostra (www.reverta.com.br). O espaço estará aberto à visitação de grupos escolares, que poderão realizar o agendamento diretamente com a Diverte Cultural (http://www.divertecultural.com.br).

Conteúdo da exposição: Meu, seu, nosso lixo

O volume de resíduos sólidos urbanos cresce a cada ano. No Brasil, por exemplo, essa quantidade registra taxas superiores ao crescimento populacional do país. Um dos maiores problemas é que apenas pouco mais da metade desses resíduos é descartada adequadamente. O restante é despejado em lixões e aterros controlados, que não possuem o conjunto de sistemas necessários para a proteção do meio ambiente e da saúde pública. Além disso, ainda há um enorme potencial para a reciclagem, que hoje é o destino de apenas 27% da fração seca dos resíduos coletados nas cidades, representando uma oportunidade de R$ 8 bilhões ao ano para o País.

De acordo com Mário Domingos, curador científico da REVERTA e do Instituto Abramundo, o destino que se dá ao resíduo é muito importante e deve ser foco de políticas públicas, uma vez que a destinação inadequada pode causar danos ao meio ambiente e às pessoas.

A exposição mostra as diversas formas de disposição final e tratamento dos resíduos, como lixão, aterro controlado e sanitário, incineração, compostagem e reciclagem, que é a transformação de resíduos sólidos em insumos e novos produtos.

“Além de preservar o meio ambiente, a reciclagem é, muitas vezes, a única fonte de renda de várias famílias. Segundo o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), em 2012 a coleta, a triagem e o processamento dos materiais em indústrias recicladoras geraram um faturamento de R$ 10 bilhões no Brasil”, salienta Domingos.

Atualmente, quatro setores industriais predominam nessa área de reciclagem: alumínio, papel, plástico e vidro. Em 2012, 97,9% das latinhas de alumínio e 58,9% das garrafas PET foram recicladas, de acordo com o Panorama 2013 da Abrelpe. Embora o Brasil já ocupe um lugar de destaque mundial na reciclagem de latas de alumínio, o potencial do setor é imenso.

Além de minimizar o impacto ambiental, a reciclagem diminui a utilização de recursos naturais e extração de matéria-prima. “A reciclagem da sucata de alumínio economiza 95% de energia e emite 95% menos gases de efeito estufa quando comparada com o processo de produção do alumínio primário. Os ganhos sociais, ambientais e econômicos dessa atividade são imensos, uma vez que ela também movimenta a economia, gera empregos e promove a inclusão social”, ressalta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Contatos:

Edelman Significa

Juliana Sampaio

(11) 3060-3157

juliana.sampaio@edelmansignifica.com

Kelly Souza

(11) 3060-3355

kelly.silva@edelmansignifica.com

Raquel Vitorino

(11) 3066-7772

raquel.vitorino@edelmansignifica.com