Novelis Lança O Evercycle™ Produtos Com Alto Teor De Conteúdo Reciclado Certificado

A Companhia anuncia a disponibilidade comercial do evercycle com 100% de conteúdo reciclado na América do Norte para aplicação em embalagens de produtos alimentícios

ATLANTA, 26 de março de 2015 – A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, anunciou hoje a introdução do primeiro produto de um novo portfólio de laminados de alumínio com alto teor de conteúdo reciclado para aplicações em especialidades, que recebeu o nome de evercycle™. Este novo material possibilitará aos clientes criar produtos infinitamente recicláveis, com pegada de carbono reduzida.

O primeiro produto no portfólio evercycle foi projetado para embalagens de alumínio destinadas ao segmento alimentício. Certificado pelo SCS Global Services por conter 100% de alumínio reciclado, o evercycle para embalagens de alimentos é o primeiro material deste tipo a obter certificação por conter um mínimo de 90% de alumínio proveniente de materiais reciclados de pós-consumo. Disponível comercialmente na América do Norte, o evercycle passará a ser disponibilizado em outras regiões de acordo com o crescimento da demanda.

“O lançamento do evercycle marca um importante passo adiante em nosso compromisso de longo prazo com a inovação sustentável para laminados de alumínio,” comenta Phil Martens, presidente e CEO da Novelis. “Nosso alumínio evercycle atende os clientes que desejam demonstrar sua preocupação com a sustentabilidade e atrair números crescentes de consumidores com consciência ambiental.”

O novo produto vem se juntar ao crescente portfolio de laminados de alumínio de alto teor de conteúdo reciclado da Novelis e é parte do plano da Empresa de aumentar o conteúdo reciclado geral de seus produtos para 80% até 2020. Em 2014, a Novelis apresentou comercialmente a chapa de alto teor de alumínio reciclado certificado para embalagens de bebidas, a evercanTM, que agora se encontra disponível globalmente.

“Estamos satisfeitos de, no começo deste ano, já termos começado a fornecer o evercycle a grandes fabricantes de embalagens para alimentos nos EUA”, diz Marco Palmieri, vice-presidente sênior da Novelis e presidente da Novelis América do Norte. “Isso representa a primeira aplicação do evercycle, mas já estamos desenvolvendo outras por todo o nosso portfolio de produtos para especialidades, incluindo eletrodomésticos e utensílios para cozinha.”

Como líder mundial em reciclagem de alumínio, a Novelis realizou globalmente investimentos da ordem de US$ 500 milhões na área, desde 2011, o que dobrou sua capacidade anual para a atividade, chegando a 2,1 milhões de toneladas métricas. A reciclagem do alumínio requer 95% menos energia e produz 95% menos gases do efeito estufa (GEEs) em comparação com a fabricação de alumínio primário.

Para mais informações sobre o evercycletm da Novelis, acesse: novelis.com/evercycle.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 11 países, conta com aproximadamente 10.900 profissionais e receita de US$ 10 bilhões, referente ao ano fiscal de 2014. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,6 bilhão no último ano fiscal. Para o negócio de reciclagem, a Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.