Novelis Promove Capacitação De Professores Da Rede Pública De Ensino Em Parceria Com A Ex-Atleta Olímpica Ana Moser

Iniciativa visa à educação para o esporte; Metodologia é dividida entre aulas teóricas e práticas

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, em parceria com a Secretaria da Educação e o Instituto Esporte e Educação (IEE), presidido pela ex-atleta olímpica de vôlei Ana Moser, lançam nessa quinta-feira (22) o projeto “Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino em Esporte Educacional”.

A cerimônia de lançamento se inicia às 8h30, no Espaço Anália Franco, e contará com a presença de autoridades municipais, representantes do Instituto Esporte Educação e da Novelis. A empresa é patrocinadora da iniciativa por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O projeto busca aprimorar técnicas pedagógicas para 60 professores e gestores de escolas públicas de Pindamonhangaba e incentivar os alunos com aulas teóricas e práticas. No eixo principal estão o Esporte Educacional e os princípios de Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia.

Serão cinco módulos presenciais, com 16 horas de duração cada um, que ocorrerão entre maio e novembro conduzidos por dois educadores do Instituto com ampla experiência na temática e em trabalhos realizados por todo o País. A ideia é proporcionar acesso a métodos e estratégias que permitam o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas.

O primeiro módulo ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio e trará palestras e discussões sobre o cenário da educação e do esporte no Brasil; o professor como agente transversal; as dimensões do esporte e os princípios do esporte educacional. Ao final da atividade, os participantes desenvolverão um plano de aula.

“Acreditamos que o investimento na capacitação e no desenvolvimento das habilidades dos educadores como fomentadores do esporte é uma forma de colaborar com a transformação das comunidades. Por isso, a Novelis acredita e investe nessa iniciativa”, diz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

A Secretaria de Educação da Prefeitura está, constantemente, investindo na capacitação de seus gestores e professores. “Oferecemos para nossa equipe de educadores todas as ferramentas para que possam desenvolver um trabalho cada vez com mais qualidade para as nossas crianças. Essa parceria com a Novelis vem ao encontro de nossa maneira de entender a educação - não só como o ensino em sala de aula, mas, muito mais que isso: a formação integral, em parceria com os pais e familiares, de cidadãos que definirão o futuro de nossa cidade e de nosso País”, analisa a secretária de Educação e Cultura da Prefeitura, professora Elizabeth Cursino.

“O projeto “Formação continuada de professores da rede pública” faz parte de um movimento que visa a garantir o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento pleno. Por este motivo é uma grande oportunidade para o município”, conclui Ana Moser, presidente do Instituto Esporte e Educação (IEE).

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André (SP), e também produz alumínio primário em Ouro Preto (MG). A operação local envolve cerca de 1.800 funcionários e alcançou receita de US$ 1,6 bilhão no último ano fiscal. Para o negócio de reciclagem, a empresa mantém sete centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 11.200 profissionais e receita de US$ 10 bilhões, referente ao ano fiscal de 2014. A Novelis fornece folhas e chapas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, industrial e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A empresa é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse: www.novelis.com e siga-nos no Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e no Twitter, em twitter.com/Novelis.